Page 49 - EdN01-marc-abril

This is a SEO version of EdN01-marc-abril. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

49 Informativo FAESP | MARÇO - ABRIL /2015

São Paulo (USP) , formando-se antes de se tornar cantora profissional[8] .

Carreira Artística

Com o primeiro disco, vieram também os primeiros sucessos: o clássico samba Ronda, de Paulo Van-zolini e a caipiríssima Moda da Pinga, de Ochelsis Laureano e Raul Torres, que se tornou a mais célebre das in-terpretações. Ultrapassou a marca de cinquenta anos de carreira e de oi-tenta discos gravados, entre 78 rpm, vinil e CDs.

Desde 1980, comandava o progra-ma de música caipira Viola, Minha Viola, pela TV Cultura de São Paulo. Apresentou também no SBT um pro-grama musical, aos domingos pela manhã que levava seu nome.

Atriz

Inezita Barroso é reconhecida também como atriz de teatro e ci-nema. Por onde atuou, ela ganhou prêmios importantes, como o Tro-féu Roquette Pinto, como Melhor Cantora de rádio; o prêmio Guarani,

como melhor cantora em disco, além de ganhar também o Prêmio Saci de cinema. Em 2003, foi condecorada pelo governador de São Paulo Geral-do Alckmin com a Medalha Ipiranga, recebendo o título de comendadora da música raiz.

Desde a década de 1980, Inezita Barroso ainda arranjava um espaço na agenda para dar aulas de folclo-re. Lecionou nas faculdades Unifai e Unicapital, onde recentemente rece-beu o título de doutora Honoris Cau-sa em Folclore Brasileiro.

Sucesso

As apresentações de Inezita Bar-roso nos países latino-americanos e africanos criaram uma aura de su-cesso para a cantora, indicada para o Grammy sul-africano na categoria de artistas vocais populares interna-cionais e regionais. Os concertos de Inezita Barroso em tais países exce-deram a audiência de outros artistas nacionais e internacionais commaior exposição midiática, adeptos de mú-sica denominada “pop”.

Desde 1980, comandava o programa de música

caipira “Viola, Minha Viola”, e apresentou também programa musical, aos domingos pela manhã, que levava seu nome

Fábio Meirelles, amigo de muitos anos e que sempre teve a maior admiração pela cantora, verdadeiro relicário da música de

raiz brasileira

Page 49 - EdN01-marc-abril

This is a SEO version of EdN01-marc-abril. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »