Page 34 - EdN01-marc-abril

This is a SEO version of EdN01-marc-abril. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

34

ENFOQUE ECONÔMICO

MARÇO - ABRIL /2015 | Informativo FAESP

Preço do leite recua 17%

Com estoques altos nos laticí-nios desde o final do ano passado e ­retração na demanda devido, prin-cipalmente, às férias escolares, os preços do leite pagos ao produtor re-cuaram novamente, e com força, em janeiro em todas as regiões acompa-nhadas pelo Centro de Estudos Avan-çados em Economia Aplicada Cepea), da Esalq/USP. O movimento de que-da persiste desde junho/14 e já dimi-nuiu a “média Brasil” (GO, MG, PR, RS, SC, SP e BA) líquida (valor rece-bido pelos produtores) em 17% – esta média é ponderada pelo volume cap-tado no respectivo mês nos estados que a compõem.

Em janeiro, a “média Brasil” líqui-da (não inclui frete nem impostos) foi de R$ 0,8446/litro, redução de 5,8% ou de 5,2 centavos de real por litro na comparação com dezembro/14 e de 10,8% em relação a janeiro/14, em termos reais (deflacionados pelo IPCA de dez/14). O preço bruto mé-dio (inclui frete e impostos – pago ao produtor) foi de R$ 0,9292/litro, que-da de 5,3% ou também 5,2 centavos frente ao mês anterior.

Preço da melancia deve ser menor em 2015

Os preços da melancia, que es-tavam firmes até a primeira quin-zena de fevereiro, devem começar a se enfraquecer com o aumento da oferta. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, a colheita da safrinha na região de Oscar Bressane (SP) e de novas lavouras em Teixeira de Frei-tas (BA) já começaram. Em março, são as regiões paulistas de Presi-dente ­Prudente e de Itápolis que co-meçam a enviar a fruta ao mercado. Além disso, a colheita da melancia

segue no Sul do País e em outras praças da Bahia até pelo menos o início de abril.

Neste ano, o Cepea começou a divulgar análises econômicas sobre o mercado de melancia nas prin-cipais regiões produtoras e de co-mercialização do Brasil. As pesqui-sas sobre o mercado desta fruta se iniciaram em março de 2014, com visitas de campo para se conhecer o sistema de produção e a comerciali-zação da fruta e também para o ca-dastramento de colaboradores.

Page 34 - EdN01-marc-abril

This is a SEO version of EdN01-marc-abril. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »