Page 56 - jornal_ed42013

This is a SEO version of jornal_ed42013. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

56

ENFOQUE ECONÔMICO

SETEMBRO - OUTUBRO /2013 | Informativo FAESP

Desperdícios de alimentos causam prejuízos anuais de US$ 750 bi

A Organização das Nações Uni-das para a Alimentação e a Agri-cultura (FAO) advertiu, em estudo publicado em Roma, na Itália, que os desperdícios com alimentos no mundo podem causar cerca de US$ 750 bilhões anuais de prejuízos. Pelo relatório, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos desperdiçadas por ano provocam estragos no solo e no meio ambiente. O estudo alerta que o mau uso do lixo alimentar gera prejuízos também à qualidade de vida. O diretor-geral da FAO, José Gra-ziano da Silva, disse que medidas preventivas devem ser adotadas por todos – agricultores, pescadores, processadores de alimentos, su-permercados, os governos locais e nacionais, assim como os consumi-dores. “Temos que fazer mudanças em todos os elos da cadeia alimentar humana para impedir que ocorra o desperdício de alimentos, em segui-da temos de promover a reutilização e reciclagem”, disse.

A FAO criou um manual que mostra medidas adotadas por go-

vernos nacionais e locais, agriculto-res, ­empresas e consumidores para ­resolver o problema.

Pelo relatório, 54% dos resíduos dos alimentos no mundo ocorrem na fase inicial da produção – na manipu-lação, após a colheita e na armazena-gem. Os restantes 46% de prejuízos são nas etapas de processamento, distribuição e consumo. Os produtos que se perdem ao longo do processo variam em cada região.

Na Ásia, o problema são as perdas envolvendo os cereais, em particu-lar, o arroz. O prejuízo com carne é menor, segundo os dados. Porém, os resíduos de frutas contribuem signi-ficativamente para o desperdício de água no continente asiático, assim como na Europa e na América Latina. aíses em desenvolvimento, os maio-res prejuízos ocorrem na fase após a colheita. A FAO recomenda que seja feito um esforço coletivo para orientar as colheitas e equilibrar a produção com a demanda. Também faz sugestões sobre a reutilização e recuperação de alimentos.

A FAO criou um manual que

mostra medidas adotadas por governos nacionais e locais,

agricultores, empresas e consumidores para resolver o problema

Page 56 - jornal_ed42013

This is a SEO version of jornal_ed42013. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »