Page 4 - jornal_ed42013

This is a SEO version of jornal_ed42013. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

editorial

4 julho - AGOSTO /2013 | Informativo FAESP

Outubro de 2013, quarto trimestre do ano. Registramos cerca de 270 dias decorridos desde o começo deste ano e mais de 365 dias desta nossa nova gestão, que teve início em fevereiro do ano passado. A lembrança cronológica é apenas ponto de referência para a exata dimensão de tão importantes realizações em um curto espaço de tem-po – um período profícuo de ações, providências, presen-ças de visitas importantes, conquistas e reconhecimento da ­representatividade do Sistema FAESP-SENAR/SP no ­cenário nacional.

Ao avaliarmos esses resultados, podemos nos orgu-lhar de, mais uma vez, termos dado sequência ao nosso trabalho, que tem como objetivo primordial assegurar ao homem do campo a sua permanência à frente de suas ati-vidades campesinas, ao mesmo tempo em que o seu apri-moramento profissional possibilita conquistar melhores condições no mercado de trabalho, com incremento de renda e melhoria da sua qualidade de vida.

Nestes meses, em inúmeras reuniões na sede de nos-so sistema e também em deslocamentos para o interior e outros Estados, temos reiterado o nosso fundamental po-sicionamento de mais de 60 anos: pleitear junto às auto-ridades constituídas uma política agrícola plurianual, com horizonte de execução de quatro ou cinco anos, baseada na garantia de renda dos produtores. Também pleiteamos soluções para algumas das principais dificuldades enfren-tadas pelo setor, como: deficiência de infraestrutura de transporte e armazenagem; elevada carga tributária (e os impostos em cascata); inadequação da legislação tra-balhista ao meio rural; inapropriada estrutura de merca-do que impede a comercialização por preço justo, devido ao poder econômico das indústrias constituídas antes e depois da porteira; injustiça e insegurança jurídica na re-gulamentação do código florestal, na questão agrária e na demarcação de terras indígenas, dentre outros.

Mas embora com a necessidade de muitas conquistas ainda pela frente, temos motivos para comemorações ­antes do término de 2013.

Relembremos: quase no final de 2012, em Ribeirão ­Preto, reunidos com a quase totalidade de nossos sindica-tos filiados, anunciamos a implantação das delegacias re-gionais no interior do Estado, tema que mereceu aplausos efusivos de todos os presentes.

A semente proliferou e, na última assembleia da ­FAESP, confirmamos o projeto recebendo ratificação ple-na para o início dos trabalhos de implementação das dele-gacias e da reorganização territorial de todo o Estado de São Paulo, coma ampliação da rede sindical aos 83 municí-pios paulistas ainda inorganizados. A iniciativa de ampliar o sistema de representação sindical foi reverenciada pelos presentes e sua aprovação unânime foi consagrada pelas efusivas palmas do plenário. E temos plena convicção de que a reorganização domapa territorial atual representará ummarco relevante na história de todo o sistema sindical e talvez o único no país.

Confirmando mais uma vez o que sempre defendemos em nossos pronunciamentos, reiteramos nossa ­convicção de que a vivência como dirigente classista nos leva à cer-teza de que, para que termos sucesso em nossas reivindi-cações, precisamos estar unidos, coesos em nossos obje-tivos, pois somente assim será possível a demonstração

Ampliando e aprimorando constantemente o Sistema FAESP-SENAR/Sindicatos

FábioMeirelles

Presidente do Sistema FAESP-SENAR-AR/SP e

FUNDEPEC

Page 4 - jornal_ed42013

This is a SEO version of jornal_ed42013. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »