Page 16 - jornal_ed32013

This is a SEO version of jornal_ed32013. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

16

CAPA

julho - AGOSTO /2013 | Informativo FAESP

Fontelles: organização é fundamental para a competitividade

O secretário-executivo do Minis-tério da Agricultura, José Gerardo Fontelles, afirmou ser fundamental que produtores se organizem para driblar o processo de verticalização. “A organização é fundamental para a competitividade.” Ele defendeu que todas as políticas permanentes para o setor precisam ser plurianuais, e reforçou que as políticas precisam atender outras culturas, além dos ce-reais, como laranja e cacau.

Fontelles lembrou que o agrone-gócio é responsável por 20% do Pro-duto Interno Bruto nacional, 40% das exportações, gera entre 25% e 30% dos empregos do país e ocupa ape-nas 28% do território nacional. Ele destacou, ainda, a necessida-de de se ampliar a produtividade no campo, como o aumento da eficiên-cia da pecuária, para que a agricultu-

ra possa se expandir.

Fontelles salientou que a agrope-cuária tem um compromisso econô-mico e precisa se preparar para ser principal player mundial em novas culturas e defendeu a integração dos diversos elos da cadeia para manter a competitividade da agropecuária. Para ele, a preocupação do MAPA é difundir e incorporar a realidade na-cional à vida do produtor para, assim, atender corretamente às demandas. Ele ainda ressaltou que as ações polí-ticas para o setor não devem ser uni-laterais; precisam ser amplamente discutidas entre todos.

Culturas permanentes

Fontelles disse ser possível fazer um Plano Safra plurianual, princi-palmente quando há questões que

abrangem culturas permanentes. “O governo informa os instrumentos que o produtor tem à sua disposição para o longo prazo. Hoje, o Plano Sa-fra é 2013/2014, mas estamos traba-lhando até 2015, porque as decisões, principalmente financeiras, têm que estar dentro do governo atual. Mas trabalhamos com metas até 2020.” Ele ressaltou que o ministério já está adotando planos plurianuais com ca-na-de-açúcar, café e laranja.

Críticas

Fontelles também respondeu às críticas de instabilidade política en-volvendo o MAPA. “Não acredito em instabilidade política no ministério. Se for feita uma política de médio prazo e a estrutura funcional existir, as decisões são feitas, independente-mente de quem é o ministro.”

Fontelles reforçou que as políticas precisam

atender outras culturas, além dos cereais, como laranja e cacau

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura,

José Gerardo Fontelles

Page 16 - jornal_ed32013

This is a SEO version of jornal_ed32013. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »