This is a SEO version of jornal_ed22013. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »47 Informativo FAESP | ABRIL - MAIO /2013
Curtas Curtas
Notícias curtas
do setor agropecuário
CMN cria linha de crédito para estocagem de etanol
Melhor
colesterol com nova variedade de amendoim
O Conselho Monetário Nacional (CMN) ins-tituiu uma linha de crédito para estocagem de etanol combustível. O financiamento pode ser contratado por usinas, destilarias, cooperativas, revendedoras e distribuidoras de combustíveis. Segundo comunicado do Ministério da Fazen-da, o objetivo é diminuir a oscilação do preço e ga-rantir a estabilidade da oferta do produto. A linha de crédito tem disponíveis R$ 2 bilhões em recursos do Banco Nacional do Desenvolvi-mento Econômico e Social (BNDES) e da Poupan-ça Rural. A taxa de juros sobre as operações é de 7,7% ao ano.
Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, nos Estados do Ceará, Maranhão, Pará, Piauí e Tocan-tins e, finalmente, nos municípios baianos de Jua-zeiro e Medeiros Neto, a linha de financiamento estará disponível para contratação até 30 de no-vembro deste ano. Nos Estados de Alagoas, da Pa-raíba, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e de Sergipe e nos demais municípios da Bahia, o fi-nanciamento pode ser contratado de 1° de setem-bro deste ano a 28 de fevereiro de 2014.
O IAC (Instituto Agronômico de Campinas) lan-çou, na Agrishow, uma nova variedade de amen-doim (IAC OL 3) com grãos que contêm alto teor de ácido oleico, que prolonga a vida de prateleira do produto e contribui para a redução da taxa de triglicérides, aumentando o bom colesterol. Para os produtores, as vantagens são produti-vidade superior a 10% em relação a outros gêneros do grão. O ciclo determinado entre 125 e 130 dias beneficia ainda a rotação da cultura de amendoim com a cana-de-açúcar.
Os grãos da nova variedade desenvolvida pelo IAC são considerados “alto oleicos” porque apre-sentam de 70% a 80% desse ácido. Nos tradicio-nais, o índice é de 40% a 50%.
Para os produtores, as vantagens são produtivi-dade superior a 10% em relação a outros gêneros do grão. O ciclo determinado entre 125 e 130 dias bene-ficia ainda a rotação da cultura de amendoim com a cana-de-açúcar.
O Estado de São Paulo é o maior produtor de amendoim do país, respondendo por cerca de 240 mil toneladas – 80%do total produzido no Brasil.
This is a SEO version of jornal_ed22013. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »