Page 47 - EdN01-marc-abril

This is a SEO version of EdN01-marc-abril. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

47 Informativo FAESP | MARÇO - ABRIL /2015

PREVENÇÃO

A presença de um ou mais destes sintomas é uma oportunidade para procurar um urologista e investigá- -los.

• Realizar exames preventivos anu-ais a partir de 50 anos

• Pessoas com alguns dos sintomas citados ou que tenham casos na fa-mília devem procurar um médico a partir de 45 anos.

• Manter uma vida saudável • Evitar fumar

• Realizar atividade física • Ter uma alimentação saudável Pessoas com alguns dos sintomas citados ou que tenham casos na fa-mília devem procurar um médico a partir de 45 anos.

DIAGNÓSTICO

O câncer de próstata pode ser diagnosticado precocemente pela combinação de um exame de sangue, que avalia os níveis de PSA (antíge-no prostático específico), e pelo exa-me de toque retal. Como a próstata fica logo na frente do reto, o exame permite que o médico sinta se há nó-dulos ou tecidos endurecidos, indica-tivos da existência de câncer, prova-velmente em estágio inicial. Para a confirmação o médico po-derá solicitar alguns exames e se for o caso, verificar em qual estágio o tu-mor se encontra.

• Biópsia: É o único procedimento capaz de confirmar a presença de um câncer.

• Tomografia Computadorizada: são múltiplas imagens de raios X, produzidas enquanto a máquina gira em torno do paciente, combi-nadas por computador, para pro-duzir uma imagem detalhada de uma parte do organismo.

• Ressonância Magnética (MRI): Este exame usa ondas de rádio, analisado por um computador que examina os dados e os transforma em imagens detalhadas. No caso de câncer de próstata, ele ajuda a ver se a doença atingiu as vesículas seminais e a bexiga.

TRATAMENTO

A forma de tratamento adequada depende de cada caso; da idade do paciente, da expectativa média de vida, do estadiamento da doença (se localizada ou avançada) e principal-mente da escolha do paciente frente às opções possíveis.

Existem três tipos de tratamen-to que são usados isolados ou em associação, quando o tumor estiver localizado apenas na próstata, com o objetivo de tentar curar o pacien-te. São eles: a cirurgia, a radioterapia (radiação aplicada externamente) e a braquiterapia (que consiste na co-locação se sementes radioativas no local da próstata).

Fique atento: Fatores como o pre-conceito e o medo retardam e dificul-tam o diagnóstico. Quanto mais cedo for diagnosticado e tratado, maiores são as chances de cura.

http://www.einstein.br/einstein- -saude/pagina-einstein/Paginas/ braquiterapia-em-tumores-de-pros-tata.aspxhttp://www.einstein.br/ einstein-saude/pagina-

http://www2.inca.gov.br/wps/ wcm/connect/tiposdecancer/site/ home/prostata/definicao

http://www.hcancerbarretos. com.br/cancer-de-prostata

O câncer de próstata pode ser

diagnosticado precocemente pela

combinação de um exame de sangue, que avalia os níveis de PSA (antígeno prostático específco), e pelo exame de toque retal

Page 47 - EdN01-marc-abril

This is a SEO version of EdN01-marc-abril. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »