This is a SEO version of EdN01-marc-abril. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »10
CAPA
MARÇO - ABRIL /2015 | Informativo FAESP
FAESP orienta sindicatos para o uso racional da água
Em meio à grave crise hídrica que assola o estado, o Presidente da FAESP, Fábio Meirelles, além de acompanhar com levantamentos constantes o impacto da seca na agropecuária paulista, também tem orientado os 238 sindicatos e as 322 extensões de base que integram a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo para a neces-sidade do uso racional da água. Segundo Meirelles, desde o ano passado a FAESP está acompanhan-do as ações do governo do estado na busca de soluções que minimizem os efeitos prejudiciais da estiagem so-bre a produção das diversas culturas. “No mês de agosto de 2014 lançamos em Monte Mor o Pacto pela Água com a participação de 26 sindicatos rurais atuantes nos municípios das bacias PCJ (Piracicaba, Capivari, Jundiaí). O Pacto visou aumentar a conscientização e a tomada de provi-dências para atenuar a crise hídrica, por meio de orientação aos usuários
de água do meio rural para resguar-dar a produção e conjuntamente fomentar seu uso sustentável. Destacou ser imprescindível a procura e a adoção de mecanismos mais eficientes que garantam a irri-gação e as atividades agrícolas, sem desperdício de água. “Talvez a so-lução dependa não só da utilização mais eficiente de irrigação por as-persão, mas prioritariamente do uso de micro aspersão ou gotejamento.” Informou que em várias regiões do estado, sindicatos filiados, sob a orientação da FAESP, também ado-taram as recomendações do Pacto pela Água, apresentando um plano de trabalho para a manutenção e recuperação de nascentes pelos próprios produtores e implantação de tecnologia que racionalize o uso da água na irrigação.
Lembrou das dificuldades do exercício das atividades rurais num país de clima tropical. “Trabalhamos em meio a incertezas e sem o apoio
de políticas públicas que assegurem a continuidade da produção e a ma-nutenção dos empregos e da renda no campo”. Frisou ainda que a união entre os produtores é essencial na busca de soluções de consenso apli-cáveis no meio rural.
Reiterou a premência do redi-recionamento da política agrícola e a colocação do seguro rural como seu eixo central, além da urgente implantação de adequadas políticas públicas para garantir o abasteci-mento de mais de 200 milhões de brasileiros.
O Presidente Meirelles disse que essas medidas prioritárias visam também a estabilização da renda nas propriedades rurais, a manutenção das atividades, a continuidade dos investimentos em inovações e o equilíbrio em toda cadeia produtiva, além do fortalecimento da economia de milhares de municípios agrícolas espalhados pelo País.
This is a SEO version of EdN01-marc-abril. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »