This is a SEO version of jornal_ed42013. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »ações e atividades SENAR-SP
Caderno
59 Informativo FAESP | SETEMBRO - OUTUBRO /2013
O treinamento de Meliponicultura Criação de Abelhas sem Ferrão começou a ser desenvolvido no SENAR-AR/SP em 2012. Possui carga horária de 32 horas.
Já foram realizados 24 treinamentos em 2012 e 31 treinamentos em 2013.
• Scaptotrigona sp. (S. depilis –Mandaguari; S. bipunctata – canudo)
A abelha mais populosa. Apresenta, por conta disso, uma alta pro-dutividade média, principalmente por sempre apresentar colônias muito saudáveis. Também é bastante rústica, e aceita muito bem o manejo. Aceita muito bemmultiplicações e por isso possui uma alta taxa de sucesso nesse manejo. Seu mel é muito saboroso, possuin-do características bem peculiares da espécie.
• Tetragonisca angustula (Jataí)
A famosa jataí é dona de um dos mais famosos e saborosos méis da cultura brasileira. Além disso, o mel tem um apelo medicinal popu-lar, sendo que pesquisas vêm sendo realizadas para comprovar essa propriedade. Apesar da baixa produção de mel, a abundância de co-lônias e a facilidade de adaptação a ambientes urbanizados fazem dela uma ótima opção no Estado de São Paulo.
• Plebeia droryana (mirim)
As mirins são muito comuns no Estado de São Paulo, mesmo nas áreas urbanas, porém pouco conhecidas, devido à sua entrada dis-creta e tamanho diminuto. Trata-se de uma abelha mansa e que não propoliza muito as caixas, podendo ser utilizada como ferramenta didática/turística e como animal de estimação.
This is a SEO version of jornal_ed42013. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »