Page 35 - jornal_ed32013

This is a SEO version of jornal_ed32013. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

35 Informativo FAESP | julho - AGOSTO /2013

municípios do Estado de São Paulo. ­“Temos contribuído efetivamente com ações permanentes para incre-mento da produção e da produtivida-de do ­homem do campo. O SENAR/ SP vem desenvolvendo com esmero a sua missão institucional e deve ­ultrapassar em 2013 o número de mais de 3 milhões de participantes em seus cursos e ações, proporcio-nando acesso dos produtores, traba-lhadores rurais e seus familiares às mais modernas técnicas de plantio, o que vem trazendo reflexos alta-mente positivos na produção e na ­produtividade das propriedades, ampliando o abastecimento dos ­mercados, ­interno e externo”. Disse que o Sistema FAESP-­ SENAR/SINDICATOS está em fase de ampliação com a implementação das Delegacias Regionais no interior do Estado, o que resultará na reor-ganização territorial de todo o Esta-do de São Paulo, com a ampliação da rede sindical a mais de 83 municípios paulistas ainda inorganizados. O Chefe do Departamento Eco-nômico da FAESP, Cláudio Brisolara, ao discorrer sobre o tema “A agrope-cuária nacional”, afirmou que o Bra-sil utiliza apenas 8% de sua área to-tal com a agricultura (72 milhões de hectares) e dispõe de 100 milhões de hectares para introduzir no proces-so produtivo, sem colocar em risco áreas de conservação e as florestas nativas. Além disso, dispõe também de 160 milhões de hectares de pasta-gens, equivalente a 19% da área total do país (de 851 milhões de hectares). Brisolara afirmou que entre os entraves do desenvolvimento do se-tor estão a infraestrutura deficiente (transporte e logística); gestão am-biental (produzir mais alimentos, adequar-se às mudanças climáticas e administrar a competição por re-cursos finitos: terra e água); barreiras comerciais e protecionismo; concen-tração nos mercados (oligopólio e oligopsônio); política tributária, tra-balhista e externa; dependência de fertilizantes minerais importados Dentre as oportunidades que se descortinam para o setor, ­ele des-tacou: demanda mundial crescente

de alimentos e fibras; consolidação do mercado de bioenergia; disponi-bilidade de recursos naturais, clima apropriado, tecnologia e força de trabalho; potencial para aumento de eficiência (ganho de produtividade); Viabilidade de maior processamento e agregação de valor.

Brisolara ressaltou ser o ­cenário atual favorável ao agronegócio ­brasileiro, mas as possibilidades de crescimento podem ser ­limitadas por algumas ameaças que ­comprometem os processos de produção e ­comercialização.

Ele salientou que a política agríco-la precisa ser revista para o novo ce-nário da agricultura mundial. “Novos instrumentos, como os de gestão de riscos, devem tornar-se prioritários”. O economista Marcel Solimeo, da Associação Comercial de São Paulo, abordou o tema “Desafios e oportunidades da economia”, quan-do explicitou que o Brasil se depara com alguns problemas como redução da renda; diminuição do consumo; ­menor crescimento econômico, e que o mercado interno está ­sendo afetado pela crise, que impactou também outros países.

Participaram do encontro 49 coronéis do Exercito, Marinha e Aeronáutica

Meirelles com homenagem da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

Page 35 - jornal_ed32013

This is a SEO version of jornal_ed32013. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »