Page 21 - jornal_ed32013

This is a SEO version of jornal_ed32013. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

21 Informativo FAESP | julho - AGOSTO /2013

Um reencontro com suas ­raízes. Assim foi para o Presidente Fábio Meirelles a sua ida a Cajuru, sua ­cidade natal, para participação, no dia 7 de julho, da inauguração da nova sede do sindicato rural, que agora passa a funcionar na Avenida Rubens de Carvalho Ferreira. Foi em Cajuru que o Presiden-te Fábio Meirelles nasceu, no dia 10 de julho de 1928, filho do Dr. ­Severino Tostes Meirelles e da Profª. ­Georgina Salles Meirelles; ele pro-fessor, ­cirurgião dentista e atuante ­agricultor, que prestou relevantes serviços para o desenvolvimento do município. Grande incentivador dos esportes e relações sociais, fundou a Associação Atlética de Futebol e Esportes de Cajuru, tendo sido seu presidente. Reorganizou o Clube ­Renascença, até então ­desativado, dando novo alento e grandes ativi-dades sociais à cidade, tendo à época contratado por diversas vezes o con-junto do compositor, e seu patrício, Zequinha de Abreu. Até o final de 1933 exerceu também outras ativi-dades em prol dos desamparados e necessitados, colaborando para or-ganizar entidades assistenciais. Foi fundador da Santa Casa de Cajuru e criou a Cia Telefônica, ligando o município à Serra Azul, Santa Cruz e ­Ribeirão Preto.

Prestou relevantes serviços à co-munidade, tanto no atendimento di-reto da população, na transmissão de conceitos de cidadania ou na alfabe-tização dos trabalhadores. Este tra-balho era realizado conjuntamente com sua esposa, a Professora Georgi-na Salles Meirelles, também brilhan-te poetisa e compositora.

O legado de trabalho e dedicação das famílias Tostes, Meirelles, Pal-mas, Fonseca- impulsionou a vida do municipio. O tio do Presidente Fábio Meirelles, Emmanuel Tostes Meirel-les foi prefeito local por várias ges-tões, tendo, inclusive, construído um magnifico jardim, no centro da cida-de, uma das suas atrações turísticas. O Sindicato Rural de Cajuru foi fundado em 1948, há 65 anos; naque-la época o município era grande pro-dutor principalmente de café e leite.

Hoje, a produção agrícola do ­município resume-se praticamente na produção de cana-de-açúcar com uma porcentagemmuito reduzida de grãos e leite.

O descerramento da placa come-morativa foi feita pelo Presidente Fá-bio Meirelles e o atual Presidente do Sindicato, Walter Batista da Silva. Na sociedade Esportiva Cajuruen-se foram prestadas homenagens aos três sócios do sindicato rural: Carlos

Nonino Cardinali, de Santa Cruz da ­Esperança; Anésio Orestes ­Furquim de Cássia, dos Coqueiros; e José ­Moraes, de Cajuru.

Foramhomenageados tambémos sobrinhos do fundador do Sindicato Rural de Cajuru, Rubens de ­Carvalho Ferreira. Meirelles recebeu uma ho-menagem especial, sendo agraciado com um quadro dos seus avós to-mando cafezinho, que lhe foi entre-gue pelo seu primo Aroldo ­Meirelles.

O presidente Fábio Meirelles com o presidente do Sindicato Rural de ­Cajuru,

Walter Batista da Silva

Da esquerda para a direita, os sócios homenageados José Moraes, Anésio Orestes

Furquim e Carlos Nonino Cardinali

Page 21 - jornal_ed32013

This is a SEO version of jornal_ed32013. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »