This is a SEO version of jornal_ed22013. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »42 ABRIL - MAIO /2013 | Informativo FAESP
SENAR-SP
Caderno
ações e atividades
42 ABRIL - MAIO /2013 | Informativo FAESP
Treinamento técnico de instrutores de viola caipira
Na sede do Sindicato Rural de Rio Claro, foi realizado o treinamento téc-nico de instrutores de Viola Caipira, com a presença de dez instrutores, sendo quatro já cadastrados no SE-NAR-AR/SP e seis novos profissionais. O treinamento foi conduzido pelos instrutores do SENAR-AR/SP Marcelo Stefani Neto (Bragança Paulista) e Ro-mualdo Susuki (Presidente Epitácio). Foram convocados todos os ins-trutores cadastrados no SICP, além de novos instrutores de municípios que planejaram o curso, mas que não possuíam profissional cadastrado. O treinamento teve início com a apresentação institucional, objeti-vos e normas relativas à atuação dos instrutores junto aos convenentes e objetivou o alcance de uma padroni-zação do Curso de Viola Caipira – No-ções básicas, procurando respeitar as diretrizes institucionais.
Os profissionais relataram suas
experiências com o curso em relação ao envolvimento e compromisso dos participantes, histórias de sucesso, formas de atuação, continuidade da atividade etc.
O instrutor Marcelo Stefani Neto apresentou a forma como ministra o curso, a importância de o instrutor estudar e se atualizar constantemen-te e de valorizar a cultura caipira a todo o momento. Sua apresentação versou sobre a história da viola caipi-ra, a parte da técnica ao tocar a viola e da didática em sala de aula. O instrutor Romualdo Susuki apre-sentou a cartilha, relatando todos os passos para sua escrita. Intercalou com o instrutor Marcelo Stefani Neto a parte sobre a forma de ministrar o curso, contribuindo muito com as questões didáticas e técnicas, aumen-tando a riqueza do treinamento. A ação foi muito positiva emvários aspectos, pois possibilitou estreitar
laços entre os profissionais e entre eles e o SENAR-AR/SP; a troca de ex-periências e técnicas em várias áreas; a validação do conteúdo e da cartilha. Todos os participantes externa-ram o contentamento em participar do treinamento, pois essa oportu-nidade permitiu que entendessem mais a instituição e que houvesse grandes progressos desde o treina-mento anterior do qual participaram. De acordo com as avaliações, os objetivos do treinamento foram atin-gidos, além de superar as expectati-vas. A coordenação do Sindicato de Rio Claro foi importante para o su-cesso do evento, atendendo a todas as necessidades que surgiram. Dessa forma, o SENAR-AR/SP poderá colaborar com o início desse aprendizado tão rico culturalmente e tão característico da história e da cultura paulista.
This is a SEO version of jornal_ed22013. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »