This is a SEO version of jornal_ed12013. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »62 janeiro - fevereiro - março / 2013 | Informativo FAESP
SENAR-SP
Caderno
ações e atividades
62 janeiro - fevereiro - março / 2013 | Informativo FAESP
Foram atendidos 1.806 jovens e adultos produtores e trabalhadores rurais, bem como seus familiares, nas 108 turmas implantadas no Estado de São Paulo, perfazendo um total de 32.400 horas.
O Programa apoia-se no compro-misso ético com a educação, reco-nhecendo como um direito de todos em qualquer fase da vida e como ins-trumento de superação.
É fundamentado na proposta pedagógica que considera a experi-ência sociocultural desses homens e mulheres, parte-se de suas histó-rias, modos de vida, valores, crenças, tradições, atividades profissionais, desejos e anseios, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos, ca-pazes de participar de forma ativa e democrática nos diferentes espaços sociais, resgatando os laços comuni-tários e oportunizando não só à “lei-tura da palavra”, mas principalmente
à “releitura de mundo”.
Festas comemorativas são con-templadas nas turmas de alfabeti-zação, resgatando valores culturais, tradições regionais e a autoestima, estreitando laços de amizade e res-peito pelo outro. Os temas trans-formam-se em conteúdos da mate-mática, geografia, música, história, ciências, português, cidadania, entre outras disciplinas.
Há 13 anos o SENAR-AR/SP abra-çou a causa do analfabetismo na área rural, iniciando seus trabalhos em1999, perfazendo um total de 1.557 salas e 27.448 pessoas concluintes, até 2012. Os espaços de aprendizagem são os mais diversificados possíveis, os das escolas, das igrejas, salões paro-quiais, associações, sindicatos rurais, fazendas, sítios, residências, compro-vando que o saber se dá em qualquer espaço físico, desde que a relação de troca de saberes entre os educandos e educadores sejam construídas na coletividade, vencendo o cansaço fí-sico, a distância, o frio, a chuva, entre tantos outros problemas existentes nas comunidades rurais.
Destaca-se o compromisso ético com a educação, reconhecida como direito de todos em qualquer fase da vida e como instrumento de superação
Programa de Alfabetização para Trabalhadores Rurais sem Escolaridade
This is a SEO version of jornal_ed12013. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »